Algumas tendências que estão tornando os marketplaces mais atrativos para os pequenos lojistas


Os Marketplaces tiveram um crescimento exponencial em todo o mundo nos últimos 8 anos. De acordo com o instituto Juniper Research (https://www.juniperresearch.com) o crescimento será alavancado ainda mais por empresas da chamada economia compartilhada. A estimativa é  passar dos US$18 bilhões registrados em 2017 para US$40bilhões em 2022, com o surgimento de novos modelos de negócios dentro dessa indústria e o crescimento acelerado das transações no B2B.

Novos modelos de marketplaces estão surgindo criando processos disruptivos em várias indústrias.  Este mercado foi dominando até agora por nomes tradicionais como os globais eBay, Amazon, Alibaba  e o Mercado Livre, B2W (Americanas, Submarino e SopTime), Magazine Luiza, Ponto Frio no Brasil. No entanto,  estamos assistindo  a chegada de novas empresas como o Airbnb, Uber, Netshoes, Youse e iFood criando processos disruptivos em várias indústrias.

Podemos dizer que estamos assistindo ao surgimento de uma nova era dos marketplaces verticais. Este modelo está se tornando cada vez mais especializado e regionalizado. Alguns exemplos são a Staymarta, que é basicamente um Airbnb focado no público Evangélico nos EUA ou a Go-Jek, um Uber voltado para a Indonésia ou a nossa 99 Taxi, para citar alguns nomes.

Pesquisa da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm),  apontou que a indústria dos marketplaces teve um crescimento de 13,6% na adesão de novos vendedores neste canal, no primeiro semestre de 2017. Neste mesmo período houve um crescimento de 23,1% no número de ofertas publicadas.

A grande promessa que os marketplaces oferecem aos lojistas é a sua forte capacidade de atração de clientes para a sua marca, especialmente para pequenos lojistas. E tudo isso com um investimento reduzido em marketing.  É um grande benefício, principalmente para quem está começando a vender na internet. Sendo assim, dá para focar as suas ações de marketing em um público específico, enquanto o marketplace atrai a massa. O aumento no número de canais e lojas parceiras mexe com a concorrência, ou seja, melhora os preços para o consumidor.

Outra tendência que temos observado é o que alguns já chamam de o grande apocalipse do varejo.  O fechamento de grandes redes e o surgimento de shopping centers fantasmas (com poucas lojas abertas) é um fenômeno que ocorre em todo o mundo.  Gigantes como a Macy’s, JC Penney, Sears, WalMart estão reduzindo lojas. Esta última, segundo publicado recentemente na imprensa, pode mesmo encerrar suas atividades no varejo físico brasileiro. Em movimento oposto as vendas no digital seguem crescendo, porém agora assistimos um movimento inverso onde empresas que nasceram puramente no mundo digital começam a criar uma rede de distribuição física.

Existe um grande potencial para que a indústria dos marketplaces aproveite essa convergência entre o online e offline criando um maior engajamento com os consumidores, que muitas vezes preferem a comodidade de pesquisar e comprar no digital, mas querem a rapidez e praticidade de poder retirar o seu produto em uma loja próxima de casa ou do seu trabalho. Outro público prefere comprar e receber tudo de forma digital, mas gostaria de escolher e experimentar o produto em um ponto físico.

Os maketplaces também estão investindo em tecnologia de ponta como a Inteligência Artificial, “Machine learning”, Big Data e Analytics para criar maior segurança para lojistas e consumidores, bem como para geração de ofertas cada vez mais relevantes que tragam aumento de vendas. São recursos que pelo seu custo elevado, ainda não estão disponíveis aos pequenos lojistas, mas que os mesmos poderão se beneficiar ao se associarem a um marketplace.

Essas tendências para os marketplaces representam oportunidades para todos. É importante que você considere este canal na hora de planejar suas vendas no mundo digital. Portanto, considere o investimento em uma plataforma de e-commerce que conecte a operação da sua loja virtual com os principais marketplaces do país.

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